10 Anos da Missão Centenário


Atualizado às 05h39 do dia 30/03/2016

Já está em vigência o período para o cumprimento das missões de comunicados Satélites e Terrestres

Os comunicados via satélite já se iniciaram. PT9BM, PY4ZBZ já enviaram gravação de contatos realizados.

Em Bauru, PY2BSP, PY2EXV e PY2UEP já estão habilitados pra validar os contatos que farão jus ao QSL especial alusivo aos 10 anos da Missão Centenário. Aguardamos os demais colegas se habilitarem.


Celebração dos 10 Anos da Missão Centenário
realizada pelo astronauta Marcos Pontes

10anos-missao-centenario-destaqueminiNeste ano de 2016 completam-se 10 anos desde que o astronauta brasileiro Marcos Pontes realizou sua missão a bordo da Estação Espacial Internacional – ISS. Para comemorar a data, a Fundação Astropontes [1] vai realizar o evento “Inspirando Gerações – Domingo com o Astronauta”. No dia 3 de Abril, o visitante que for ao Recinto Mello de Moraes em Bauru-SP vai estar em contato com atividades ligadas à Educação, Ciência e Tecnologia, brincadeiras, atrações artísticas e culturais, além de colaborar com uma ação social de arrecadação de alimentos não perecíveis.

Em comemoração aos 10 anos da Missão Centenário, a AMSAT-BR [2], junto com um grupo de radioamadores de Bauru, está promovendo uma atividade alusiva ao evento. Essa atividade é divida em duas ações:

Ação 1:

Uma demonstração pública do radioamadorismo, que vai integrar as demais atividades programadas para o “Domingo com o Astronauta”, evento aberto à visitação, para toda a família, que será realizado no dia 3 de Abril, das 9h às 17h, no Recinto de Exposições Mello de Moras em Bauru-SP.

Ação 2:

A AMSAT-BR convida os colegas radioamadores a participar, também, das seguintes atividades:

a) Modo Satélite:

Missão: Dentro do período de 27 de Março às 00h UTC e 02 de Abril às 24h UTC, estabelecer pelo menos 01 contato bilateral via qualquer satélite de radioamador, em qualquer modo, mencionando os 10 Anos da Missão Centenário. É facultado ao radioamador o envio do áudio ou vídeo do contato, que poderão ser usados durante o “Domingo com o Astronauta”, para fins de demonstração aos visitantes de como acontecem os contatos satelitais e as mais diversas condições de operação (desde a estação mais equipada, com antenas, rotores e rádios base até uma simples operação com antena e rádios portáteis).

Para fins de validação do cumprimento da missão, os logs dos contatos devem ser enviados via e-mail para o endereço: 10anos@amsat-br.org
As gravações devem ser encaminhadas para PY2UEP, via Whatsapp ou Telegram.

IMPORTANTE:

  • Formato de log: Data/Hora (UTC), Sat, Modo, Indicativo, Localizador
    Exemplo: 06/02/2016 15:35, AO-73, USB, PY2UEP, GG57
  • Os logs e eventuais gravações devem ser enviados, impreterivelmente, até o dia 02 de Abril, às 24H UTC.

Aos radioamadores que cumprirem essa missão, a AMSAT-BR, com a chancela da Fundação Astropontes, emitirá certificado de “mission accomplishment”, na forma eletrônica (impressa, se possível).

b) Modo Terrestre:

Missão: no período de 27 de Março às 00h UTC e 02 de Abril às 24h UTC, contestar, pelo menos, 01 (uma) estação de radioamador localizada no município de Bauru, que esteja chamando “CQ 10 anos Missão Centenário”, em qualquer banda, em qualquer modo. As estações que cumprirem essa missão receberão, na forma eletrônica ou impressa (se for possível), cartão QSL alusivo aos 10 anos da Missão Centenário. As estações localizadas em Bauru que participarem dessa atividade receberão certificado de participação. Ambos os cartões QSL e certificados serão emitidos pela AMSAT-BR e chancelados pela Fundação Astropontes, na forma eletrônica ou impressa (se possível).

Inspirando GeracoesIMPORTANTE:

  • Todas as estações devem enviar o log dos contatos via e-mail para o endereço: 10anos@amsat-br.org
  • Formato de log: Data/Hora (UTC), Frequencia (kHz), Modo, Indicativo, Localizador
    Exemplo: 06/02/2016 15:35, 2m, 146850, PY2UEP, GG57
  • A data limite para envio dos logs é dia 02 de Abril, às 24H UTC.
  • A lista atualizada com as estações de Bauru, participantes da atividade, estará disponível aqui:
    http://www.amsat-br.org/10anos

Serviço:

Data do evento: 03/04/2016, domingo das 9h até às 17h
Local: Recinto de Exposições Mello de Moraes
Av. Comendador José da Silva Marta, 58-68 – Bauru – SP
Latitude: -22.3589°, Longitude: -49.0938° ( https://goo.gl/maps/3cc46EtMn9Q2 )
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Contato:
Demilson Quintão, PY2UEP (email: p y 2 u e p @ g m a i l . c o m )
http://www.amsat-br.org
Link para entrar no grupo QSO AMSAT-BR no Telegram:

t_logohttps://telegram.me/joinchat/BOeF-AW8ePKGC3RgOBF4uQ

  • [1] A Fundação Astropontes ( http://www.astropontes.org.br ) foi criada pelo astronauta Marcos Pontes visando a promoção da ciência e tecnologia para crianças e jovens do ensino fundamental e médio, valorizar a carreira do magistério, promover o ensino profissionalizante, a inovação, a pesquisa aeroespacial e o desenvolvimento sustentável.
  • [2] A AMSAT-BR é um grupo de trabalho da Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão (LABRE) atuante em projetos e atividades radioamadorísticas e educacionais envolvendo comunicações e tecnologias espaciais.